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FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO by Ricardo

A educação passa por uma grande transformação, talvez a maior que já existiu, pois a escola deixou de ser o centro do conhecimento (concentradora). Com a chegada da tecnologia, da internet, a informação passou a estar disponível a qualquer pessoa, a qualquer momento em qualquer lugar, seja em nos grandes centros, tais como: Nova York, Tóquio, São Paulo, seja locais mais carentes, como a África.

"Nossos dias testemunham uma nova relação entre o homem e a informação à sua disposição. Neste contexto, a tecnologia tem importante papel a desempenhar, como elemento habilitador deste novo relacionamento.” (Tecnologia e a Educação como Desenvolvimento Humano, Renato Kraide Soffner e Eduardo Oscar de Campos Chaves).

Por este motivo, o foco da educação deve ser direcionado para desenvolvimento do pensar e do raciocinar.

Despertar no indivíduo o senso crítico, questionador das teorias existentes, criando dúvidas sobre as mesmas e buscando novas teorias e sobre estas novas teorias, novos questionamentos, fazendo disto um exercício contínuo.

Sobre isso, o autor Augusto Pérez Lindo, em sua obra A Era das Mutações (2000) afirma que:

“A idéia de que todo o conhecimento é verossímil, mas não absolutamente verdadeiro, nos leva a admitir que existem diferentes graus de verdade.”

Preparar o ser humano para buscar a liberdade, introduzir os valores morais, éticos, tão necessários hoje em dia. Onde a sociedade passa por um processo de perda de suas referências, como a simples distinção entre conceitos do que é certo e errado. Salienta-se ainda o novo perfil familiar: onde a família já não é mais a mesma, o pai não é mais o referencial, o modelo a ser seguido pelos filhos. Para desenvolver-se uma boa educação é necessário à participação de todos: pais, alunos, professores e estado.

Preparar o homem para tornar-se um líder com condições de conduzir uma sociedade para o desenvolvimento sustentável, com capacidade de assimilar novos conhecimentos e repassá-los para as novas gerações. Tornando-o um cidadão pronto para viver em sociedade, conhecedor de seus direitos e deveres perante o próximo. Fazê-lo compreender que os indivíduos são diferentes, mas devem ser tratados de forma igualitária, ou seja, transformando pessoas em cidadãos.

Introduzir no indivíduo o gosto do aprender, desenvolver suas capacidades e potencialidades, as inteligências múltiplas. Ser capaz de distinguir as particularidades de cada um, explorando o que cada ser tem de melhor, com suas limitações e sua forma peculiar para aprender. Onde as atitudes necessárias para uma boa aprendizagem são: motivação, criatividade, responsabilidade e convivência. Desta forma, gerando um indivíduo que compreende melhor a realidade que o cerca.

Em sua obra, Educación y Filosofia – Enfoques Contemporâneos (comp. 2003), Houssaye, salienta que:

“Educar é fazer obedecer a lei que cada um define a si mesmo, lei igual para cada um, lei válida universalmente. Formar é transformar, é modificar a natureza do homem e da espécie por e para lei racional universal.”

Ao preparar o indivíduo de hoje, para o amanhã. A educação não pode esquecer do passado, da história, pois é através do que ocorreu no passado, é que extraímos os ensinamentos e lições para serem aplicadas no presente e para nos permitir prever o amanhã.

Émilie Durkheim afirma, em sua obra, que:

“Em resumo, a educação, longe de simplesmente objetivar o desenvolvimento do homem tal como se encontra perante a natureza, e sim, tem como objetivo extrair daí um homem totalmente novo; cria um ser que não existe, salvo em estado de germinação: o ser social" (Educación y Pedagogia, 1998).

O grande desafio da educação é fazer os indivíduos desenvolverem a capacidade de compreender os fatos de ontem, de hoje para preparar-se para o futuro. Criando uma sociedade de mais igualdade, em sintonia com o meio-ambiente e com mais qualidade de vida, respeitando os valores éticos, morais e religiosos de cada um. Preservando sua história, seu passado para criar seu futuro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BETTELHEIM, Bruno – Educación y Vida Moderna – Grijalbo, Barcelona, 1982.
DURKHEIM, Émille - Educación y Pedagogia. Ensayos y controversias – Trad. Inés Elvira Castaño y Gonzalo Castaño. Editorial Losada S.A, Buenos Aires - Argentina, 1998.
HOUSSAYE, Jean (comp) – Educación y Filosofia, Enfoques Contemporáneos – Eudeba, Buenos Aires - 2003.
PÉREZ LINDO, Augusto Lindo - A Era das Mutações. Cenários e Filosofias de Mudanças no Mundo – Trad. Francisco Cock Fontanella. Piracicaba, Editora Unimep, 2000.

WEBGRAFIA:
SOFFNER, Renato Kraide & CAMPOS CHAVES, Eduardo Oscar de - Tecnologia e a Educação como Desenvolvimento Humano - 143.106.58.55/revista/include/getdoc.php? id=109&article=38&mode=pdf - acesso em 12 de julho de 2007.


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